Já escrevemos sobre a fotografia de Obama durante uma visita ao Quénia, em que ele aparece em trajes tradicionais quenianos.
Este link para um artigo no Drudge Report mostra a fotografia. Na foto, Obama tem uma espécie de avental e um turbante; a sua divulgação pode ser vista como uma manobra para tentar propagar o mito de que Obama é na verdade um "muçulmano disfarçado" (na verdade, é um cristão unitário).
Ora, Matt Drudge faz saber que a foto foi "posta a circular por funcionários stressados da campanha Clinton". A imagem foi interpretada como um golpe de campanha suja, uma tentativa de uma cada vez mais desesperada campanha Clinton de travar o "furacão Obama".
A própria Hillary Clinton disse não saber nada do assunto, e acusou Obama de inventar pretextos para não falar dos assuntos importantes.
Os adeptos de Clinton colocam assim uma hipótese bastante maquiavélica: que a foto foi divulgada por adversários de Hillary (ou pela própria campanha de Obama) para, assim, poderem atacar a senadora nova-iorquina, acusando-a de desespero e de tácticas de campanha "rovianas".
Rebuscado? Há um dado relevante a acrescentar. O primeiro site a apresentar a fotografia foi o Drudge Report, de Matt Drudge. O nome pode ser-lhe familiar; Drudge tornou-se famoso nos anos 90 porque o seu site esteve na crista da onda da cobertura do "caso Lewinsky".
Matt Drudge era dos mais acérrimos oponentes de Bill Clinton e da sua mulher. Um artigo do New York Times em Outubro sugeriu que havia um "degelo" entre Drudge e os Clintons; mas esse degelo, se existiu, foi muito curto. Nos últimos meses, o Drudge Report voltou à sua "programação normal" anti-Clinton.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
O turbante de Obama
Posted by Pedro Ribeiro at 12:41
Labels: Barack Obama, Propaganda
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário