segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Super-terça-feira, super-confusão

Amanhã, os Estados Unidos vão ter a maior "super-terça-feira" de sempre - 23 estados vão a votos, uma fatia enorme do eleitorado é chamada a pronunciar-se. Os candidatos multiplicam-se em esforços para um dia que pode ser crucial para decidir o próximo Presidente.

É no entanto difícil acompanhar todas as variáveis e possibilidades desta "super-terça-feira". Há estados com primárias, outros com "caucuses"; há estados onde votam só democratas, outros só com republicanos, outros com ambos; há estados grandes, e pequenos, e médios; há estados onde os delegados serão distribuídos proporcionalmente, outros onde vigora o sistema "winner takes all"; e, no meio disto tudo, a Samoa Americana também vai votar.

Enfim: esta tabela ajuda a navegar pela "super-confusão", e este quadro é uma listagem mais ou menos exaustiva de como cada estado vai votar.

Porque é que os americanos votam de uma maneira tão complicada nas primárias? A resposta é demasiado longa, mas este artigo do The Nation oferece alguma perspectiva histórica sobre a evolução do lado democrata; ainda no mesmo jornal, um artigo sobre de onde vieram e como funcionam os "superdelegados".

Sem comentários: