Até agora, uma palavra acima de todas as outras simboliza esta campanha presidencial americana: change ("mudança").
Toda a gente quer mudança. Do lado democrata, evidentemente, todos querem uma mudança, qualquer tipo de mudança, que acabe com a era Bush.
Mas "change" é praticamente o lema de Barack Obama, que desde o início da campanha se apresenta como o "candidato da mudança". E essa retórica tornou-se tão popular que Hillary Clinton passou igualmente a incorporar mensagens de mudança no seu discurso.
Mais surpreendente será que os candidatos republicanos também estejam obcecados com a mudança. Mas John McCain promete mudança; e até a campanha de Mitt Romney não se coíbe de usar a palavra.
Enfim, é normal nas campanhas políticas, nos EUA e noutro lado qualquer, que os candidatos prometam mudança. "Vamos manter o statu quo" não dá um bom slogan eleitoral.
Esta campanha americana, contudo, está saturada de "mudança". Até o inimitável Dave Barry o notou nas suas andanças pelo New Hampshire. Talvez seja boa ideia consultar o "mudançómetro".
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
O que toda a gente quer é mudança
Posted by Pedro Ribeiro at 19:59
Labels: Propaganda
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