Se a corrida presidencial for entre John McCain e Barack Obama, a idade poderá ser um factor: os dois candidatos têm 25 anos de diferença.
McCain, 71 anos, já usou a sua mãe de 95 para calar os críticos que o acham demasiado velho (Reagan, aos 69 anos, foi o mais velho candidato a ser eleito Presidente dos EUA). Um dos argumentos fortes de McCain é a sua longa experiência, quer no Exército (mais de 20 anos), quer no Congresso e no Senado (25 anos).
Obama, 46 anos, ouve com frequência que o seu handicap é a falta de experiência nos corredores de Washington (oito anos no Senado do seu estado, Illinois, quatro anos no Senado em D.C.), mas contra-argumenta com a mensagem de frescura e esperança na mudança. Se Obama fosse eleito Presidente não quebraria recordes de idade (o mais jovem eleito foi JFK aos 43 anos) mas comparado com JFK, Obama tem menos tempo de experiência política.
Noutras eleições já houve candidatos com diferenças de mais de 20 anos (Clinton e Bob Dole em 1996, Clinton e Bush pai em 1992). Mas num eventual duelo McCain vs Obama, seria também interessante o facto de nenhum pertencer à geração baby boomer (de Bill Clinton e George W. Bush).
domingo, 3 de fevereiro de 2008
De novo a idade
Posted by Maria João Guimarães at 19:15
Labels: Barack Obama, John McCain
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário