quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Porque saiu de cena Fred "Lei e Ordem" Thompson


Fred Thompson terminou a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos, com uma declaração muito breve (três frases).


Não é uma decisão inesperada. Depois de votações marginais no Iowa e no New Hampshire, Thompson contava com um triunfo na Carolina do Sul para ressuscitar a sua campanha - mas obteve um mero terceiro lugar, com 15,7 por cento dos votos.


E, no entanto, quando Thompson se apresentou como alternativa à nomeação republicana, na Primavera do ano passado, era considerado um "outsider" com grande potencial.


Nessa altura, havia algum desânimo entre as hostes republicanas; nenhum dos candidatos parecia agradar às "bases" do partido, especialmente ao sector dos cristãos evangélicos mais conservadores.


Thompson, um ex-senador do Tennessee (Sul), parecia cumprir vários requisitos. Tinha carisma, "star power" (foi actor da popular série Lei e Ordem) e um perfil político que podia agradar a várias facções do partido.


A sua estratégia passou por demorar muito tempo a anunciar a sua candidatura. A lógica parecia ser não se envolver nos combates da pré-campanha, mantendo a imagem de "outsider". Uma espécie de estratégia "D. Sebastião", um salvador para resgatar os republicanos do marasmo. Só em Setembro anunciou oficialmente a candidatura (no Tonight Show, "talk show" de Jay Leno).


Aparentemente, esperou demais. No final de 2007, apareceu de facto um candidato carismático e capaz de captar votos dos sectores mais conservadores do Partido Republicano - mas esse candidato acabou por ser Mike Huckabee.


Entretanto, as campanhas de John McCain e Mitt Romney ganharam novo alento. E Thompson foi criticado por um estilo de campanha talvez excessivamente descontraído.


Como fica a campanha? Bem, os debates televisivos republicanos ficam menos povoados (embora ainda sobrem pelo menos cinco candidatos). Por outro lado, a desistência de Thompson parece favorecer Huckabee.


Aliás, Huckabee culpou Thompson pela sua derrota na Carolina do Sul (onde ganhou McCain). Por um lado, porque "desviou" votos dos tais eleitores mais conservadores; por outro, dizem os apoiantes de Huckabee, porque Thompson fez uma campanha negativa deliberadamente para prejudicar o pastor do Arkansas.


O que ficará da candidatura falhada de Fred Thompson? Pelo menos um bizarro e fascinante debate na Wikipedia sobre se a forma correcta de escrever o seu nome é Fred ou Freddie.

3 comentários:

Nuno Gouveia disse...

Cara Rita,
Só uma correcção. Fred Thompson ficou em terceiro lugar, com 16% e não em quarto. Deverá ter sido induzida em erro pela sondagem da CNN.

Excelente trabalho que tem feito ao serviço do Público. Continuação de bom trabalho também aqui no blogue.

Cumprimentos,

Nuno Gouveia

Pedro Ribeiro disse...

Obrigado pela correcção!

Nuno Gouveia disse...

Caro Pedro,

Desculpe pela minha própria incorrecção no seu nome. Só depois percebi que tinha sido você a escrever o post.

Bom trabalho! Já em 2004 o seguia no blogue sobre as eleições presidenciais.

Cumprimentos,

NG