Espera-se que hoje Rudy Giuliani desista da sua candidatura. Mas parece que não vai ser o único.
John Edwards deverá anunciar hoje, às seis da tarde portuguesas, que vai abandonar a corrida à nomeação democrata.
Segundo a Associated Press, Edwards não irá - para já - declarar apoio nem a Hillary Clinton nem a Barack Obama. Resta saber se está a aguardar para mais tarde na campanha ou se espera pela convenção.
Edwards candidatou-se com uma ideologia "populista" muito virada para temas económicos, retomando o conceito das "duas Américas" que havia dominado a sua candidatura de 2004.
Nestas eleições, nunca conseguiu desviar os holofotes de Obama e Clinton. Tentou desesperadamente convencer o eleitorado de que as primárias democratas eram uma "corrida a três" - mas foi coleccionando terceiros lugares, incluindo no estado onde nasceu.
É possível que hoje não seja a última vez que ouvimos falar de John Edwards. A sua insistência na denúncia do crescimento das desigualdades económicas nos EUA teve ressonância entre os eleitores democratas. Não é improvável que o candidato democrata - Clinton ou Obama - escolha Edwards como seu "número dois".
Nota adicional: tudo correu mal a Rudy Giuliani. Até no dia em que se espera a sua declaração de desistência vai ter de partilhar as atenções mediáticas com Edwards...
Sem comentários:
Enviar um comentário