O Oregon e o Kentucky são dois estados predominantemente brancos (mais de 90 por cento da população), tal como por exemplo o Iowa, onde arrancaram as primárias e onde Barack Obama comemorou a sua primeira vitória -- foi aí que o candidato discursou esta noite. A diferença entre os dois estados não é a demografia, mas sim a economia: o estado pacífico do Oregon é significativamente mais rico do que o Kentucky.
Nesse estado do Midwest, e e segundo as sondagens, um em cada cinco eleitores declarou que a raça foi um factor importante na sua decisão, e desses, 81 por cento escolheram Hillary Clinton. Segundo a Associated Press, três em cada dez eleitores brancos do Kentucky disseram que apoiariam Obama fosse este fosse o nomeado democrata, enquanto quatro disseram que votariam no candidato republicano. Esta noite, Hillary Clinton jogou mais uma vez o trunfo do género, falando no carácter histórico da eleição de uma mulher, mas claramente escondeu na manga a carta da raça.
Act.: Na análise dos números da sondagem, a MSNBC foi buscar os dados relativos a 2004, quando os mesmos eleitores brancos das primárias democratas se passaram para o campo republicano, votando Bush em vez de Kerry. A questão enquadra-se assim do ponto de vista geográfico e no plano dos valores culturais desse segmento particular de eleitores: os resultados do passado demonstram que o "white-blue collar vote" pertence solidamente aos republicanos.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Raça
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário