quarta-feira, 21 de maio de 2008

Os intangíveis da elegibilidade

A mensagem de hoje de Hillary Clinton para os superdelegados democratas continuou a assentar nos intangíveis da elegibilidade. "Os riscos são muito altos: temos de acertar e seleccionar o nomeado mais bem posicionado para vencer em Novembro e mais bem preparado para responder aos desafios do país", declarou. "É uma escolha difícil que o partido vai ter de fazer", prosseguiu, colocando a decisão nos seguintes termos: "Quem está pronto para encabeçar o ticket democrata?"; "Quem é capaz de ganhar a McCain nos swing-states?"; "Quem é o melhor comandante em chefe e presidente logo a partir do primeiro dia?".
Descontando a aritmética dos delegados (até porque aí a corrida está prestes a terminar), outros tangíveis da elegibilidade foram conhecidos esta noite -- os números de Abril das finanças das campanhas. Barack Obama conseguiu arrecadar 31 milhões de dólares, com mais de 200 mil novos financiadores a contribuírem com uma média de 25 dólares. Hillary Clinton alcançou 22 milhões de dólares, acaba de dizer o seu director de campanha. (E já agora, de acordo com os documentos entregues na Federal Electoral Commission, o republicano John McCain conseguiu 18 milhões de dólares).


Act.: E a propósito da máquina de fazer dinheiro da campanha Obama, ver este interessante artigo da revista Atlantic.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que o muito interessante artigo da Atlantic nao explica e' como e' que Obama perdeu a California para Clinton, apesar da "Amazing Money Machine" baseada em Silicon Valley.

Obama herdou parte desta maquina de Howard Dean 2004 e desenvolveu-a ainda mais, contando com os "internet entrepeneurs" de Silicon Valley.

Um aspecto interessante e' que muita gente diz que a campanha Obama e' imune aos lobbies, porque recebe apenas pequenas contribuicoes de centenas de milhares de individuos. Mas o artigo da Altlantic e' bem claro a explicar que existem "angariadores", pessoas que se responsabilizam por contactar e pedir contribuicoes para a campanha. E tambem existe um ranking destes contribuidores de acordo com a sua capacidade de angariar financiamento.

Porque razao os lobbies representando a GE, Ford, GM e big oil sao maus, mas a moveon.org ja' e' boa ?

E nao tinha Obama pledge que iria aceitar financiamento federal para Novembro, o que lhe impossibilitaria de usar todo este dinheiro angariado ? Sera que Obama flip-floped nesta questao?