sexta-feira, 14 de março de 2008

Apoiantes de Obama podem votar... McCain

Um amigo recentemente regressado dos Estados Unidos contou-me um longo almoço que teve com dois jovens apoiantes - ferverosos apoiantes - de Obama. Pontos principais a reter: para esses eleitores o principal motivo porque defendiam Obama é por este transmitir a imagem de que pode acabar com o ambiente de guerra fratícida que se vive em Washington e que tem envenenado a política americana. Mais do que o seu discurso de "esperança", a sua esperança é que o senador do Illinois, se eleito, acabasse com o clima irrespirável que se vive no Capitólio. Em nome disso até abdicavam de discutir em detalhe as suas propostas políticas.
"E se Obama não for candidato, votam em Hillary?", perguntou-lhes esse meu amigo. "Não", responderam ambos. Porquê? Porque os Clinton são vistos como estando entre os principais responsáveis pela guerra sem quartel entre democratas e republicanos. E se ela tendia para a abstenção, ele já tinha optado: "Se Obama não for o candidato democrata, voto McCain".
Devo dizer que esta conversa não me surpreendeu. Um casal americano que muito aprecio, velhor liberais da Costa Leste, haviam-me dito, no Verão passado e quando ainda pouco se falava de Obama, que se Hillary fosse a candidata dos democratas e McCain o dos republicanos, também votariam neste último e exactamente pela mesma razão. Na altura julguei que o argumento era tão sofisticado politicamente, resultava de uma análise tão fria, que não deveria haver muitos americanos a partilhá-lo. Agora vejo que não. Ou, para ser mais exacto: agora vejo confirmada uma das explicações que tenho vindo a procurar para as sondagens que dão Hillary a perder para McCain, mas este a perder para Obama.
Mais: um outro amigo que regressou recentemente de uma viagem de estudo aos Estados Unidos em que ficou vários dias a viver em casas de cidadãos comuns tem insistido comigo que nunca vira tanta gente odiar tanto um político como algumas das famílias com quem esteve odiavam Hillary. Ele veio mesmo convencido que muitos republicanos que torcem o nariz a McCain e podiam ficar em casa na eleição de Novembro nunca deixarão de votar se isso for necessário para impedir que a senhora Clinton chegue à Casa Branca.
Não surpreende pois que haja republicanos a votar por Hillary nas primárias democratas: tê-la como adversária dá-lhes a esperança de que podem conservar a Casa Branca...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JMF,

De facto há muitos apoiantes de Barack Obama que parecem dispostos a votar em Mccain, caso Hillary seja a nomeada. Mas o inverso também deve acontecer. Esta verdadeira guerra civil que estamos a assistir está a favorecer imenso John Mccain. Nas exit polls das últimas eleições, o número de eleitores que votaram em Hillary, mas que afirmam votar em Mccain em Novembro foram superiores aos de apoiantes de Obama.

Outro facto: os Blue Collar Workers, uma das forças de apoio de Hillary, podem cair em número considerável para Mccain. Esta semana li um artigo muito interessante (não me recordo onde) onde se falava na possibilidade de Mccain atacar estes eleitores, que constituíram a base dos Reagan Democrats, caso Obama seja o nomeado.

Claro que também podemos acrescentar que muitos eleitores de Obama, especialmente os mais novos e com mais habilitações, que podem virar as costas ao PD.

Deverá ser difícil fazer uma contagem de quem perderá mais votos para Mccain. A verdade é que o continuar das primárias do lado democrata favorece imenso John Mccain. Se há alguns meses apenas os mais crentes pensavam que o GOP poderia manter a Casa Branca, hoje esse é um exercício de realismo.

Continuação do excelente trabalho no blogue. Também é por causa destas coisas que gosto do Público.

Renato Bento disse...

Caro JMF,

como disse e bem nuno gouveia, pode acontecer o contrário e tal é bem visível em muitas outras projecções (aliás, nas maiorias).

Aliás, a maioria aponta para uma maior facilidade para McCain na disputa com Barack. Verifica-se que McCain vs Hillary é muito mais equilibrado do que McCain vs Barack (com vitória para o Republicano).

Até vi, há dias, vários leitores do NYTimes a citarem uma sondagem, da qual infelizmente não obtive o link, que supostamente dividiria os votos de Hillary por Obama e por McCain...