Foi uma maratona para quem seguiu em directo os resultados. E então, a super-terça-feira deu para concluir alguma coisa? Quem ganhou?
Primeiro, recorde-se que o sucesso nas primárias americanas se mede por vários critérios - estados, delegados, "momentum". Tendo dito isso, há um claro vencedor na noite de ontem: John McCain.
McCain está com a nomeação republicana praticamente na mão. Melhor ainda: os resultados de ontem não só o deixam claramente na frente, como nem sequer estabeleceram um claro "segundo classificado"; isto é, continua a não haver uma "corrida a dois" para a nomeação republicana - McCain é favorito, e Mitt Romney e Mike Huckabee continuarão a dividir entre si os votos dos cristãos mais conservadores.
E ainda melhor que tudo para McCain: os democratas estão empatados. O senador do Arizona já pode começar o trabalho de conciliar as várias facções do seu partido e dirigir os seus ataques para os rivais democratas; do outro lado, Hillary Clinton e Barack Obama vão ter de continuar a "briga" por mais umas semanas (meses?).
Do lado democrata, naturalmente, o "spin" de cada campanha é "ganhámos". Hillary, efectivamente, conquistou mais delegados, teve mais votos no total, e venceu nos maiores estados (Nova Iorque, New Jersey, Califórnia); mas Obama venceu em mais estados, conseguiu ficar muito próximo de Hillary em estados onde à partida tinha um grande atraso, e tem razões para estar mais optimista nas primárias que se seguem (Louisiana, Nebraska, Washington - o estado, Washington - a cidade, Maryland, Virginia).
Mas o mais provável é que, na corrida democrata, até ao lavar dos cestos seja vindima.
Enfim: está, de facto, a ser uma campanha diferente. Muito diferente da de há quatro anos. Em 2004, não houve corrida do lado republicano (Bush não teve adversário para a nomeação); do lado democrata, John Kerry ganhou no Iowa, ganhou no New Hampshire, ganhou em todo o lado, e quando se chegou à super-terça-feira já estava tudo resolvido.
Nesse ano, a corrida esticou-se até Março - mas apenas porque as primárias foram mais espaçadas, ao contrário deste ano, em que o calendário eleitoral foi comprimido. Em 2008, a coisa vai durar mais tempo. Não é sequer impossível que a nomeação só se resolva mesmo na Convenção Democrata - em Agosto!
2 comentários:
excelente trabalho. genial. algum blog de qualidade com informação sobre o que realmente interessa.
Parabens sinceros.
Afinal quem é que ganhou as eleições na terça feira do Partido Democrata?
É que por aqui,em casa, a ideia que passa é que foi a Senadora Hillary Clinton?
Estou a olhar para os numeros e o Senador Barack Obama tem MAIS delegados e mais estados onde venceu que a Senadora Hillary!
Então quem ganhou a Super terça?
Enviar um comentário