quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os estados que se seguem: "super-sábado", "mini-terça-feira", e o resto

Então, a "super-terça-feira" já acabou. A campanha segue - aparentemente mais definida para o lado republicano, aparentemente numa situação de empate técnico do lado democrata.

Já no sábado votam mais estados; a corrida continua, e vai passar por estados que, à partida, ninguém esperaria pudessem ter um papel decisivo.

Pelo menos do lado democrata, as eleições até ao final deste mês provavelmente não serão suficientes para desempatar entre Hillary e Obama; será preciso esperar pelo menos até outra terça-feira, 4 de Março, quando votam os populosos estados do Texas e do Ohio.

Ainda assim, as corridas que se seguem são importantes. Vale a pena olhar para elas.

Sendo que é preciso acrescentar uma nota muito importante: os dados sobre sondagens são todos relativos a estudos de opinião anteriores à "super-terça-feira". O panorama pode ter sido completamente alterado - não só pelo efeito dos resultados da "super-terça-feira" como pelo facto de só agora os candidatos estarem a fazer campanha "a sério" nestes estados.

Ou seja, convém olhar para estas sondagens meramente como indicativas do "ponto de partida" das campanhas nos respectivos estados - não da situação actual.

Eis então o programa do "super-sábado" e da "mini-terça-feira":

Sábado, 9 de Fevereiro

Louisiana

Delegados em jogo

67 para os democratas, 47 para os republicanos

Quem é esta gente

Um estado do Sul, bastante populoso - devastado pelo furacão Katrina, que destruiu a sua maior cidade, Nova Orleães. Votou Bush em 2004, mas o Partido Democrata tem bastante poder nos meios políticos locais.

A corrida democrata


Obama tem-se saído muito bem nos estados com populações negras importantes - como é o caso da Louisiana. Este era um estado feito à medida para John Edwards (que já desistiu): a sua mensagem sobre desigualdades económicas e as "duas Américas" teria grande repercussão no eleitorado democrata.

A corrida republicana


Mike Huckabee tem-se saído muito, muito bem nos estados do Sul; a Louisiana é um estado socialmente conservador e que, ainda por cima, faz fronteira com o Arkansas (estado do "pastor Mike").

O que diziam as sondagens

Não foi possível encontrar sondagens para este estado.

Washington

Delegados em jogo

97 para os democratas, 40 para os republicanos

Quem é esta gente?

Atenção - isto é Washington o estado, não Washington a cidade. Fica no canto superior esquerdo do mapa dos EUA, junto ao Canadá. Divide-se entre a população do litoral (onde fica a metrópole Seattle), mais esquerdista, e a do interior, mais conservadora. Tem uma economia muito dinâmica - foi lá que nasceram gigantes como Amazon, Starbucks e Microsoft.

A corrida democrata

Um estado que tem votado democrata nas últimas presidenciais, e onde as minorias étnicas não têm grande peso; os democratas de Washington são especialmente "esquerdistas" (foi, em 2004, o estado onde Howard Dean obteve o seu melhor resultado). É também um estado habituado a eleger mulheres - como as suas duas senadoras actuais, Patty Murray e Maria Cantwell, ambas apoiantes de Hillary Clinton. No entanto, Obama é claramente favorito.

A corrida republicana

Mitt Romney vai investir no lado oriental do estado, mais conservador, mas Washington parece um território bom para McCain. Por outro lado, Washington vota em "caucuses", não em eleições directas, e Romney parece estar-se a sair melhor neste tipo de eleição.

O que diziam as sondagens

As mais recentes ainda foram realizadas no final de 2007 - são praticamente inúteis portanto. Hillary aparecia muito à frente, e do lado republicano, era Rudy Giuliani (!) o líder (o que, presumivelmente, poderá beneficiar McCain)

Nebraska

Delegados em jogo

31 para os democratas, os republicanos votarão mais tarde.

Quem é esta gente?

Bem no meio da América, um estado essencialmente agrícola, totalmente branco, bastante conservador. Votou esmagadoramente Bush em 2000 e 2004. Há um excelente álbum de Bruce Springsteen com o seu nome.

A corrida democrata

O Nebraska é um estado culturalmente muito próximo do Iowa - onde Obama se saiu muito bem. Aliás, Obama tem obtido vitórias em estados com grandes populações negras (não é o caso) ou em estados do Midwest ou das Grandes Planícies, como o Nebraska. Mais uma vantagem para o senador do Illinois: o Nebraska vota em "caucus", e Obama tende a sair-se melhor em "caucuses" que em eleições directas.

O que dizem as sondagens

Do lado democrata, nada por enquanto.

Kansas

Delegados em jogo

39 do lado republicano, os democratas já votaram (ganhou Obama)

Quem é esta gente?

Um estado da "heartland" da América, "achatado que nem uma panqueca", tranquilo, branco, conservador, vota republicano nas presidenciais. O estado de Clark Kent (o Super-Homem) e da Dorothy do Feiticeiro de Oz.

A corrida republicana

Se Mitt Romney não conseguir ganhar no Kansas, mais vale desistir. Este é exactamente o tipo de estado em que ele precisa de vencer. No entanto, o republicano mais influente do Kansas, o senador Sam Brownback (ele próprio um candidato à presidência na pré-campanha) está do lado de John McCain.

O que diziam as sondagens

Nada de relevante - as mais recentes davam Fred Thompson (que já desistiu...) como favorito

Ilhas Virgens Americanas


Delegados em jogo

9 para os democratas

Quem é esta gente?

Este pequeno arquipélago das Caraíbas é um território americano; os seus 100 mil habitantes não têm direito de voto em eleições presidenciais nem legislativas (embora possam adquiri-lo e, de resto, tenham todos os outros direitos dos cidadãos americanos). Tem um estatuto semelhante a Porto Rico; o seu cidadão mais famoso é, provavelmente, a estrela da NBA Tim Duncan. As Ilhas Virgens têm, contudo, direito a uma delegação na Convenção Democrata

A corrida democrata

Quem sabe? Não é muito fácil encontrar informação sobre eleições nas Ilhas Virgens...


Domingo, 10 de Fevereiro


Maine

Delegados em jogo

34 democratas, os republicanos já votaram (ganhou Romney)

Quem é esta gente?

Um pequeno estado da Nova Inglaterra, junto à fronteira com o Canadá, tem um comportamento eleitoral imprevisível. A população é pequena, maioritariamente branca e rural. As suas duas senadoras, Olympia Snowe e Susan Collins, são ambas republicanas - mas ambas são consideradas republicanas moderadas.

A corrida democrata

Muito difícil de prever. No estado cultural e geograficamente mais próximo do Maine que votou na "super-terça-feira", o Massachusetts, Hillary Clinton venceu, apesar do apoio de quase toda a classe política local a Obama. Por outro lado, o Maine vota em "caucus", e os "caucus" parecem beneficiar Obama.

O que diziam as sondagens

Hillary bastante à frente.

Terça-feira, 12

A "primária do Potomac"

Delegados em jogo

Do lado republicano: 19 em DC, 37 no Maryland, 63 na Virginia; do lado democrata: 37 em DC, 99 no Maryland, 101 na Virginia

Quem é esta gente?

Aqui fala-se em Washington DC, a capital, e nos dois estados que a rodeiam, Virginia ao Sul, Maryland a Norte; são todos banhados pelo rio Potomac, daí "primária do Potomac".
É provavelmente a região do país mais "fanática" por questões políticas, por razões óbvias. Tem populações negras muito significativas (sobretudo Washington DC); a Virginia está culturalmente mais próxima do Sul, o Maryland dos estados "atlânticos" (Pensilvânia, New Jersey, etc.).
O Maryland e DC tendem a votar democrata, a Virginia tende mais para os republicanos.

A corrida democrata

Três estados que representam uma grande oportunidade para Obama. Washington DC é, proporcionalmente, a cidade com maior população negra da América. Na Virginia, Obama tem o apoio do governador Tim Kaine, e conta com o facto de a primária democrata neste estado permitir o voto de independentes.
No Maryland, Obama contará essencialmente com a forte comunidade negra da cidade de Baltimore. Mas Clinton tem no Maryland o apoio da popular senadora Barbara Mikulski, e do governador Martin O'Malley. E vai investir muito tempo e dinheiro na Virginia e em DC.

A corrida republicana

Washington DC é talvez a cidade mais democrata da América - território hostil a "elefantes". McCain deve dar-se bem nos subúrbios de Washington DC do lado do Maryland; na Virginia, com muitos cristãos conservadores, Mike Huckabee pode fazer um brilharete.

O que diziam as sondagens

Os estudos mais recentes foram feitos ainda no final de 2007, e davam vantagem a Hillary e McCain na região do Potomac - mas muito mudou entretanto.

Sem comentários: