sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os candidatos e o mundo

Há muitos motivos para seguir as eleições americanas - mas, para os não-americanos, o mais importante é saber quais as intenções dos candidatos na sua política internacional.


Um instrumento útil para comparar as posições sobre política externa dos vários candidatos é uma série de artigos na revista Foreign Affairs.

Este "journal" (ligado ao influente Council on Foreign Relations) tem publicado em cada uma das suas últimas edições um artigo de um democrata e outro de um republicano. Nesses ensaios, os candidatos tentam explicar as traves-mestras da política externa que propõem.

Fala-se de muita coisa nestes artigos, que constituem uma leitura muito interessante. Aliás, apenas pelos títulos escolhidos já se aprende algo sobre a visão que cada candidato tem sobre o papel da América no mundo. Eis a lista (não está incluído o artigo do democrata Bill Richardson, que entretanto já desistiu), com links e títulos traduzidos para português (tradução minha):





Em artigos posteriores, falaremos mais sobre o que os candidatos dizem nestes artigos - e, em especial, sobre o que eles dizem acerca da Europa.

Sem comentários: