quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Kucinich abandona


Dennis Kucinich vai desistir da sua candidatura. 


O congressista do Ohio era talvez o mais à esquerda de todos os candidatos. Representa uma franja ideológica algo marginal no Partido Democrata, e a sua candidatura era encarada mais como uma forma de dar exposição mediática às suas ideias que um esforço viável de chegar à presidência.

De resto, o maior problema de Kucinich é que os seus adversários e os media nunca o levaram muito a sério. Era o candidato favorito dos apresentadores de "talk shows", que brincavam com a sua diminuta estatura e não só.

Os factos mais frequentemente divulgados sobre Kucinich (repetidos, por exemplo, neste artigo da Reuters) eram que ele disse já ter visto um OVNI e que a sua mulher Elizabeth (30 anos mais jovem) é bastante mais alta (e bonita) que ele.

Kucinich tem no entanto bastante popularidade entre muitos democratas - que não estariam dispostos a votar nele, mas mesmo assim admiram a sua posição fervorosamente pacifista quanto à guerra no Iraque.

E é, apesar de tudo, algo inesperado que Kucinich desista tão cedo. Há quatro anos, também foi candidato à nomeação democrata, e também teve votações muito marginais; mas recusou-se a desistir, levou a sua candidatura até ao fim das primárias, e chegou a discursar na convenção democrata.

A campanha de Kucinich já declarou que ele não irá apoiar publicamente nenhum dos outros candidatos.

Sem comentários: