Para quem gosta de suspense, aqui ficam alguma dicas:
6 pm (11 pm em Portugal): Hora de fecho das primeiras secções de voto. A maior parte do país ainda estará a votar e é cedo para fazer previsões, mas já será possível ter uma ideia de como a noite poderá evoluir se as sondagens à boca de urna do Indiana (que manterá a votação por mais uma hora nalgumas partes do estado) apontarem para uma vitória de Obama.
7 pm (12 am): Termina a votação nos estados da Georgia, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont Florida e Virginia -- este último é um estado fundamental. As previsões são para uma vitória relativamente fácil de Obama. Se as sondagens indicarem uma corrida demasiado renhida ("too close to call") ou se atribuírem o estado a McCain poderá ser o princípio de uma reviravolta. Idem para a Florida.
7.30 pm (12.30 am): Ohio e Carolina do Norte. Esta é a hora H. Se as projecções derem os dois estados a Barack Obama, é virtualmente impossível que John McCain consiga chegar aos 270 votos do Colégio Eleitoral. Na última eleição, o Ohio foi o estado onde tudo se decidiu -- e com grande dramatismo. Tal como há quatro anos, esperam-se dificuldades no voto, e é possível que a contagem do voto se prolongue pela madrugada fora.
8 pm (1 am): Termina a eleição na maior parte da costa leste americana. Quatro estados indecisos vão ser atribuídos a alguém: New Hampshire, Pensilvânia, Florida e Missouri. Obama lidera nos primeiros dois, está empatado no terceiro e McCain tem uma vantagem mínima no último. Se o republicano conseguir uma surpresa e capturar a Pensilvânia, a corrida continua aberta. Se o democrata ganhar a Florida, pode ser o prenúncio de uma vitória avassaladora ("landslide").
9 pm (2 am): Mais uma resma de estados fecham as urnas. Se não ganhou a Pensilvânia e perdeu outros estados anteriormente republicanos, John McCain tem de ganhar o Michigan, Minnesota e Wisconsin, que são territórios teoricamente democratas. Dois outros estados "battleground" vão ser chamados: Colorado e Novo México, onde Obama está em vantagem.
10 pm (3 am): O Iowa foi classificado como um estado indeciso, apesar das sondagens darem uma vantagem de mais de dez pontos a Obama. Se não se confirmar essa vitória, será outra surpresa. Dois outros resultados importantes: Nevada e Montana. O primeiro deve cair para Obama (um antigo estado republicano) e o segundo poderá continuar na coluna vermelha dos conservadores.
11 pm (4 am): A votação está perto do fim, fecham as secções de voto na costa oeste. Obama deverá esmagar na Califórnia e no Havai e vencer facilmente no Oregon e Washington.
1 am (6 am): Fim. Fecham as urnas no Alaska. Nesse estado, o interesse é a corrida para o Senado, porque o republicano Ted Stevens, o patriarca político local, foi condenado por corrupção, o que abre a porta para uma surpresa democrata.
Sem comentários:
Enviar um comentário