8 tips for voting smart
Um panfleto que anda pelos cafés de Washington DC dá oito conselhos para votar "smart". Passado o primeiro, o do registo, cujo prazo já terminou a 14 de Outubro, e o último, o do voto antecipado por impossibilidade de votar no dia das eleições, cujo prazo terminou a 28 de Outubro, sobram seis, a saber:
1. Saber qual é o local de voto (os locais de voto vão mudando e se se votar fora do sítio que é suposto o voto pode não contar, alerta-se);
2. A melhor altura para votar é o meio-dia, porque "a maioria dos eleitores irá votar antes ou depois do trabalho". Recorde-se que, nos EUA, a eleição decorre a um dia útil - a próxima terça-feira, dia 4. "Se encontrar filas enormes e não tiver tempo para esperar para votar, ligue para uma 'voter hotline'. Não abandone o local sem dizer nada a ninguém - o seu voto é importante!", frisa o folheto da SAVEourvotes - Secure Accesible Verifiable Elections for Maryland.
3. Saber como votar - "Leia o boletim de voto quando o receber no correio. Saiba mais sobre os candidatos através dos jornais ou outras fontes nas quais confie", aconselha-se.
4. Levar identificação para votar - a regra é que não seja exigida e, por isso, o folheto sugere que se mostre a identificação apenas se esta for pedida e que, nesse caso, se "pergunte delicadamente porquê" e se peça para "ver a lei que o exige".
5. Saiba os seus direitos. "Tem o direito a votar!" Mesmo que não apareça listado. E, durante o processo, não pode ser "assediado ou intimidado".
6. Denuncie "problemas com o voto". "A sua chamada pode prevenir problemas semelhantes e pode ajudar as autoridades a melhorarem o processo eleitoral", frisa o folheto.
Sofia Branco
domingo, 2 de novembro de 2008
Daily Mirone - 7
Posted by Sophia at 04:04
Labels: daily mirone
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Já votei (Público) OBAMA
A certa altura diz-se: «Maryland (estado a que Washington DC pertence)».
Isto está errado.
O Distrito da Columbia (onde fica a cidade de Washington) tem o estatuto de distrito federal, não pertencendo a nenhum estado da União. A ideia é, precisamente, que a capital nacional esteja em "território neutro" face a todos os estados que compõem os EUA.
(O mesmo se passa com o Distrito Federal de Brasília, que foi "escavado" dentro do estado de Goiás, deixando de pertencer a este.)
Washington DC foi, de facto, formado com território anteriormente pertencente ao estado de Maryland, mas precisamente a sua criação significou a separação face a esse estado. (Inicialmente Washington DC também retirou território ao estado da Virgínia, na outra margem do Potomac, que entretanto foi "devolvido".)
Mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Washington,_D.C.
P.S. A razão de aparecer informação eleitoral relativa a Maryland em Washington D.C. deve ser o facto de centenas de milhares de pessoas residentes em Maryland e na Virgínia irem diariamente trabalhar para a capital.
Enviar um comentário