sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Daily Mirone - 1

Do you have a minute for the democrats?

Primeiro pé nas ruas de Washington. Mal deixei a R Street, onde estou alojada, e entrei na 17th Street, para o meu primeiro cappuccino (há que arranjar alternativas bebíveis à falta de um café decente…), uma jovem perguntou-me se tinha "um minuto para os democratas". Expliquei que não era americana e, portanto, não votava. Mas que tinha o minuto, claro. Aliás, todo o tempo do mundo para ela me explicar o que queria exactamente com aquele pregão. Angariar fundos. Assim, às claras e à luz do dia. Impossível à mente europeia não estranhar. Aqui é normal – tão normal como perguntar ao cliente que paga as compras no supermercado se não quer aproveitar para deixar um contributo para a luta contra o cancro. Verdade que já vamos tendo um pouquinho disto, mas estão a ver sete portugueses por dia (os números são da democrata angariadora de fundos, que não quis partilhar o nome) a darem um minuto e uma generosa contribuição aos democratas? Don't think so. 'Então e não me querem convencer a votar em Obama?', perguntei eu. 'Não, nós não convencemos ninguém', garantiu ela. Na verdade, explicou, dirige-se aos já convencidos. Passa um que já o foi. 'Costumava ser democrata. Mas isso foi antes de Obama…' Com os fundos deste já não contam. Ela, diz a própria, é um elemento da "campanha agressiva" de Barack Obama. De recolha de fundos, leia-se. Ainda lhe pedi um exemplar da folhinha, mas ela disse que não podia oferecer-me uma. Pena. Quando voltei a passar pela rua, duas horas depois, ela ainda lá estava. A recolher o dízimo de democratas.
Sofia Branco

1 comentário:

Jp disse...

Sim, a falta de um café decente também me está a deixar marcas...
Como estou no Minnesota, numa cidade relativamente pequena (Duluth), não se vê muita campanha agressiva. Claro que há os "lawn signs" espalhados um pouco por toda a parte, e já algumas pessoas me abordaram a perguntar se estou "registered to vote", mas de resto nem parece que estamos perto de uma das eleições mais importantes da história deste país e do mundo!
Continuem o bom trabalho até 4 de Novembro!!