quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Novo livro para derrotar Obama

Desta vez, o senador democrata do Massachusetts, John Kerry, não perdeu tempo na resposta a Jerome Corsi. Em 2004, este autor (ver aqui uma biografia, escrita nesse ano) arruinou a candidatura presidencial de Kerry com as alegações de que o político teria mentido sobre os actos de bravura que lhe valeram várias medalhas de honra e coragem pelo seu serviço na guerra do Vietname. Os argumentos de Corsi foram publicados no livro "Unfit to Command" -- mais tarde, foram repetidos numa série de infames anúncios publicitários pagos pelos "Swift Boat Veterans for the Truth", que mancharam irremediavelmente a reputação de Kerry.
Quatro anos mais tarde, o alvo é o senador do Illinois Barack Obama. Num novo volume, que será lançado este fim-de-semana [no número 1 da tabela dos best-sellers do jornal The New York Times] e que segundo a sua editora foi "meticulosamente investigado e documentado", Corsi caracteriza o candidato presidencial democrata como um "liberal radical", fala sobre as suas "extensas ligações ao Islão" e questiona as declarações sobre o fim do seu consumo de drogas e álcool. O objectivo confessado do autor é "derrotar Obama".
A campanha de Barack Obama ainda não reagiu, mas vários blogues, websites e jornais já desmentiram várias das insinuações contidas em "The Obama Nation - Leftist Politics and the Cult of Personality". Apesar da aparente facilidade em desmontar as acusações de Jerome Corsi, trata-se de território movediço para a candidatura do democrata: a única certeza da equipa de Obama é que o material publicado seguramente será reproduzido à exaustão -- pela imprensa que vai analisar o conteúdo da obra e pelas inúmeras organizações e grupos de apoio dos dois concorrentes. A questão bicuda é saber se a melhor maneira de lidar com toda esta informação é simplesmente classificá-la como "rumores e falsidades" e ignorá-la, ou arriscar a manutenção das supostas mentiras e ataques na agenda do dia, contrariando a sua validade.

Sem comentários: