terça-feira, 20 de maio de 2008

O homem do chapéu

Mark McKinnon, o responsável pela estratégia mediática do candidato republicano John McCain mais conhecido como o homem do chapéu de cowboy, acaba de confirmar que vai deixar de ter um papel activo na campanha do senador do Arizona, cumprindo assim a sua promessa de não trabalhar contra a eleição de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos. McKinnon garante, contudo, que vai votar em McCain nas eleições de Novembro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que contará mais nas eleições de Novembro? Os votos eleitorais de cada estado ou a percentagem do voto popular? Do pouco que entendo do complicado sistema eleitoral americano, creio que é possível o Obama ou a Clinton ganharem no voto popular, como a maior parte das sondagens vão indicando, mas perderem para McCain na contagem dos votos eleitorais dos estados. Basicamente o que sucedeu com Al Gore na primeira eleição de George W. Bush. Agradeço qualquer explicação sobre esta matéria.

Rita Siza disse...

Caro Henrique, as regras para Novembro não sofrem qualquer alteração: o futuro Presidente dos Estados Unidos continuará a ser eleito indirectamente pelo Colégio Eleitoral. Será vitorioso o candidato que alcançar 270 votos desse colégio -- procurarei escrever sobre esse processo em breve. Teoricamente, existe sempre a possibilidade de se repetir o caso de 2000, quando o candidato democrata Al Gore conseguiu ultrapassar o seu opositor George W. Bush na votação popular mas não na distribuição dos votos do colégio eleitoral.

Anónimo disse...

So' que desta vez na Florida, McCain ganhara' a Obama por muitos mais votos do que os cerca de 500 com que Bush ganhou a Al Gore. Pena que Hillary ate' podia ganhar a Florida a McCain.