quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ano democrata?

De acordo com uma sondagem de hoje da Quinnipiac University, quer Hillary Clinton quer Barack Obama estão em posição de bater o republicano John McCain nas presidenciais de Novembro. A senadora, auxiliada pelo voto das mulheres e (imagine-se) dos afro-americanos, tem uma vantagem de cinco pontos (46 por cento contra 41 por cento); Obama, com o apoio dos independentes e (também) dos negros, mais confortavelmente à frente, com 48 por cento das intenções de voto contra 37 por cento.
Há outros sinais que antecipam um ano democrata. Em todas as eleições intercalares e extraordinárias realizadas para o Congresso, os assentos em jogo, ocupados por republicanos, mudaram para os democratas. Voltou a acontecer ontem no Mississippi, um estado fortemente conservador e cuja tradição de voto é consistentemente republicana. Depois de uma campanha renhida e muito polémica, o democrata Travis Childers conquistou o 1º Distrito Congressional do Mississippi ao republicano Greg Davis, com uma folgada margem de oito por cento -- que não foi exactamente uma surpresa.
Com um presidente que já foi classificado como o pior da história dos Estados Unidos, uma guerra prolongada e profundamente impopular e com 82 por cento da opinião pública a considerar que o país está no rumo errado, o desafio para os republicanos nas eleições de Novembro é tremendo. O que não quer dizer que os democratas tenham o caminho aberto até à Casa Branca.

4 comentários:

ATG disse...

Ora aqui está mais uma boa notícia para a campanha de Hillary Clinton! Mais um estímulo e mais uma bofetada de luva branca em todos aqueles que a dão como "morta" politicamente. Clinton tem que ter força e resistir no Oregon. Se sobreviver, perdendo mas por poucos, terá praticamente 3 meses para se preparar para Denver! Acredito em Clinton, até ao fim!

Anónimo disse...

Não está já só morta, como está morta e enterrada agora com o apoio do John Edwards ao Obama.

Sérgio Santos disse...

LOL Onde é que ela já vai....

E após perder em voto popular, delegados, nº de estados e superdelegados por que motivo iria ela a Denver?

Sinceramente...

Anónimo disse...

Segundo o site www.realclearpolitics.com a vantagem de Obama nessa sondagem é de 47-40 e não 48-37. Ainda não percebi quem está a mentir...