Há algumas coisas a que se deve ter atenção:
- Os primeiros resultados a aparecer devem inflacionar os resultados de Barack Obama, pois a contagem deve ser mais rápida nos centros urbanos, onde o senador do Illinois deve prevalecer, do que nas zonas rurais, mais favoráveis a Hillary Clinton;
- O estado está dividido em seis ou sete micro-regiões, e a distribuição dos votos será a chave para perceber o significado da votação. Espera-se que Hillary Clinton vença convincentemente no noroeste e sudoeste, na zona de Scranton e ainda de Pittsburgh, a segunda maior cidade. Obama deverá ficar com Filadélfia (que com 800 mil eleitores distribuiu 72 delegados, o maior prémio da votação) e os subúrbios. Imprevisível é para quem vai cair a região central à volta da capital Harrisburg: se for para Obama, poderá estar aí a grande surpresa da eleição.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Enquanto se espera
Posted by Rita Siza at 01:15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Ese artigo, exposto também em vários meios de comunicação norte-americanos, não se confirmou. As primeiras contagens de votos indicam 65-35 para Clinton, as segundas (1% votos) 60-40.
Em compensação, todas as diferentes análises estratificadas (por género, raça, idade, rendimento, religião, etc.) apontam para um resultado final de 52 a 54% para Clinton contra 46 a 48 para Obama, apesar de nenhuma televisão americana apontar um vencedor.
Enviar um comentário