terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Supertuesday: os principais campos de batalha

Quase metade da América vai hoje a votos. Eis a situação nos "campos de batalha" mais decisivos:

Califórnia

Quem é esta gente?

A Califórnia é o mais populoso dos Estados Unidos (36,5 milhões de habitantes), e um dos mais diversos demograficamente. Tem de tudo - negros, hispânicos, asiáticos, ricos e pobres, estrelas de Hollywood e magnatas de Silicon Valley (e sim, uma comunidade lusodescendente bastante grande).

A corrida republicana

Num estado "azul", e com muitos hispânicos, McCain parece ter vantagens - incluindo o apoio do "Governator". Mas Romney investiu imenso dinheiro neste estado.

A corrida democrata

Hillary Clinton partiu à frente, e está a contar com o apoio da muito numerosa comunidade hispânica; mas Obama fez da Califórnia uma prioridade de campanha e, devido às regras de distribuição de delegados, não é provável que haja aqui um vencedor destacado.

O que dizem as sondagens

McCain à frente entre os republicanos; um "empate virtual" entre os democratas.

"Tri-state area"

Quem é esta gente?

A "tri-state area" é, grosso-modo, a Grande Nova Iorque; inclui os estados de Nova Iorque, Connecticut e New Jersey. É uma zona muito populosa (ao todo, perto de 40 milhões de pessoas), que tende a votar democrata e muito multicultural; divide-se entre a zona urbana de Nova Iorque, os subúrbios abastados do Connecticut e de New Jersey (há uma grande comunidade lusodescendente na zona de Newark/ Elizabeth), e a área mais rural do estado de Nova Iorque.

A corrida republicana

McCain é favoritíssimo. A "tri-state area" não tem muitos dos cristãos conservadores que fazem os eleitorados de Romney ou Huckabee; e era o "feudo" de Rudy Giuliani, o "mayor da América" que apoia McCain. No Connecticut, McCain tem ainda o apoio do senador independente (ex-democrata) Joe Lieberman.

A corrida democrata

Hillary Clinton é uma (muito popular) senadora por Nova Iorque; joga em casa na Tri-state area, e conta com o apoio da maior parte do "establishment" local. Mas, sobretudo na cidade de Nova Iorque, a mensagem de Obama tem tido muita repercussão.

O que dizem as sondagens

McCain muito à frente entre republicanos; Hillary à frente nos democratas, mas com Obama a aproximar-se.

Sul

Quem é esta gente?

Entre os estados do Sul que vão a votos hoje, destaque para a Georgia; também votam Tennesse, Arkansas e Alabama. São todos estados "vermelhos", com populações negras significativas, e muita importância da direita religiosa.

A corrida republicana

Este é o território onde Mike Huckabee (ex-governador do Arkansas) aposta tudo-por-tudo para manter a sua candidatura. A preponderância dos cristãos evangelistas favorece-o - mas esse é um eleitorado também disputado por Mitt Romney.

A corrida democrata

Hillary tem a seu favor o marido Bill - um sulista de gema, nascido no Arkansas. Mas a população negra será crucial nas eleições democratas no Sul, e aí Obama tem prevalecido.

O que dizem as sondagens

Corrida a três (Huckabee-Romney-McCain) entre os republicanos; Obama na frente entre os democratas.

Illinois

Quem é esta gente?

O estado de Lincoln, divide-se entre populações urbanas da "Chicagoland" e cidades universitárias como Champaign e áreas rurais (normalmente mais conservadoras). Votou democrata em 2000 e 2004.

A corrida republicana

McCain parece beneficiar de algum favoritismo; Romney não investiu muito neste estado.

A corrida democrata

Hillary Clinton praticamente "desistiu" deste estado - Obama é senador pelo Illinois. Ironia das ironias: Obama é senador do Illinois, mas nasceu no Havai; Hillary é senadora por Nova Iorque mas nasceu... em Park Ridge, um subúrbio de Chicago!

O que dizem as sondagens

McCain e Obama à frente por margens alargadas.

Missouri

Quem é esta gente?

O Missouri é considerado um "estado pêndulo" nas eleições americanas: nos últimos 100 anos, o vencedor no Missouri foi sempre o vencedor das presidenciais (com uma excepção - 1956). É também considerado um micro-cosmos da América porque, geográfica e culturalmente, tanto pertence ao Midwest como ao Sul e, em termos socioeconómicos, também reflecte bem o resto do país.

A corrida republicana

Os três candidatos principais investiram muito aqui - sobretudo Romney. Mas a primária republicana é "aberta" - ou seja, eleitores "independentes" podem votar, o que poderá beneficiar McCain; e Huckabee pode também ter um papel a jogar (o Missouri faz fronteira com o Arkansas).

A corrida democrata

Num estado "vermelho" com uma população negra assinalável, Obama apostou forte; a campanha Clinton tem-se concentrado mais nos estados maiores (embora o Missouri, com os seus 5,8 milhões de habitantes, tenha uma população significativa).

O que dizem as sondagens

Tudo empatado - entre McCain, Romney e Huckabee, e entre Hillary e Obama.

Massachusetts

Quem é esta gente?

O maior estado da Nova Inglaterra é a terra dos Kennedy; é um estado rico, considerado dos mais "liberais" (isto é, "esquerdistas") da América. Tem, nas zonas de Fall River/New Bedford, uma grande comunidade de lusodescendentes. Os seus habitantes devem estar hoje de muito mau humor - a equipa local, os New England Patriots, foi surpreendentemente derrotada no Super Bowl de domingo.

A corrida republicana

Mitt Romney foi governador do Massachusetts até ao ano passado - mas John McCain investiu a sério neste estado.

A corrida democrata

Hillary Clinton partiu muito à frente - mas Obama recebeu o apoio de boa parte do clã Kennedy (incluindo o influente senador Ted) e do outro senador do estado, John Kerry (candidato derrotado em 2004).

O que dizem as sondagens

Romney e Hillary à frente com margens razoavelmente grandes.

Sem comentários: