sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

"Barocket", a Obamamania do ciberespaço

Só de manhã, ouvi umas cinco ou seis vezes a inefável Obama Girl, uma moça chamada Amber Lee Ettinger que nunca conseguiu ser reconhecida como ambicionava com a sua carreira de modelo e actriz mas que do dia para a noite se tornou uma celebridade graças ao video-sensação "I got a crush on Obama". Acho que não houve uma única estação nacional que não tivesse convidado a menina para falar sobre a sua última produção para o YouTube, em que aparece já promovida à categoria de Super Obama Girl, sexy e sorridente eliminando a soco e pontapé todos os concorrentes do seu candidato: Hillary e Bill, McCain e a mãe (uma senhora de 95 anos), Huckabee e Chuck Norris... Não admira, por isso, que umas horas depois do video ter sido distribuído, já tivesse sido visto por mais de 500 mil pessoas. Mérito do talento da Obama Girl ou mais uma manifestação da Obamamania?
No ciberespaço, o fenómeno dá pelo nome de "Barocket" e refere-se à presença avassaladora do candidato democrata na internet. A popularidade de Obama online pode medir-se por exemplo pelas mais de 325 mil pessoas que já se associaram à sua página Facebook, ou os quase 250 mil que são seus amigos através do MySpace. Ou pela quantidade de pessoas que foram espreitar o YouBama, um website inspirado no YouTube que transmite videos onde os apoiantes de Obama explicam as razões porque gostam do senador (o mais visto: a entrevista do actor George Clooney ao renomado entrevistador americano Charlie Rose e em que este diz que Obama é o melhor candidato que já viu).
O YouBama foi criado por dois estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, Chris Pedegral e Erik Park, que garantiram que o seu objectivo não é ganhar dinheiro mas sim "fazer parte do movimento" -- tal como Craig Newmark, inventor da imprescindível Craigslist e um dos milionários instantâneos da internet, e que também é apoiante de Obama.

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